Nossos preferidos do Cannes Lions Road Show em Florianópolis

19 de agosto de 2016

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Ontem à noite participamos do Cannes Lions Road Show, realizado pelo Sinapro/SC em parceria com a Fenapro, a Acaert e o Estadão na Acate.

No evento, Alexis Pagliariani, superintendente da Fenapro, apresentou tendências e cases premiados do Festival, além de discutir o panorama do mercado e as discussões atuais mais importantes.

Alguns dos insights apresentados por Pagliariani representam as mais atuais discussões criativas:

1. Realidade virtual já é realidade real. Pokémon Go é apenas um case.
2. Concorrentes se juntam para o bem. 5 dos 6 dirigentes dos maiores grupos de comunicação do mundo se reuniram no festival em busca de objetivos comuns.
3. Temas quentes: mulher, objeto, masculinidade e sexo. Preconceitos e objetificação precisam sair de cena, segundo as discussões do Festival.
4. Autenticidade é tudo. A gente sabe que esse é o GRANDE tema de 2016.
5. Marcas e entretenimento se entrelaçam. A publicidade precisa parar de interromper o entretenimento das pessoas e se tornar o próprio entretenimento.
6. Confiança é chave na relação entre clientes e agência.
7. Explore nichos e temas periféricos. O futuro da comunicação de relacionamento está nos nichos e minorias.
8. A força da equação criatividade + tecnologia. Ela precisa ser incorporada ao cotidiano das agências. Chega de medo, é hora de mergulhar com ela.
9. A velha e boa emoção. As pessoas querem se emocionar com boas histórias. Não podemos abandonar os clássicos.
10. Um case só é um case se vira um fato. E isso só acontece com quem não se acomoda e cria, produz e investe com intensidade.
11. Inteligência Artificial: a próxima fronteira. Ela é o princípio e o fim do marketing digital. Dados e inteligência garantem competitividade. Nada menos que isso.

Entre os cases apresentados, destacamos os preferidos da Cátia, nossa Planner Digital, e da Hanna, nossa Social Media:

Rule Yourself, com Michael Phelps, para a Under Armour. O comercial foi criado pela agência americana Droga5.

#OptOutside, o case da REI, que ano, passado, na Black Friday, fechou todas as suas lojas e incentivou as pessoas a saírem pra fazer coisas legais e não compras. A campanha foi da agência Venables Bell & Partners.

Heineken ‘Brewtroleum’, com a proposta de beber uma cerveja e salvar o mundo. Criada pela Colenso BBDO, da Nova Zelândia.

A ação de lançamento do game Tomb Raider, para o XBOX (Microsoft). Campanha da Leo Burnett.

Na categoria emoção, o incrível Justino, que conta uma emocionante história de Natal, feito para divulgar o bolão de fim de ano da loteria nacional espanhola. A campanha também é da Leo Burnett Madrid.

O destaque da noite ficou por conta de uma campanha social, a Músicas de Violência, campanha do Estadão com o apoio do Disque-Denúncia, cujo objetivo era o combate à violência contra a mulher. A criação foi da FCB Brasil.

Além destas, destacamos ainda as campanhas do Burger King (McWhopper), da Harvey Nichols (Shoplifters) e da argentina MACMA (Man Boobs for Boobs). Todos os Grand Prix podem ser vistos aqui.

Uma noite super inspiradora. Baita evento.

O evento ainda passa por Joinville, Itajaí, Criciúma, Chapecó, Blumenau e Lages e, nestas cidades será apresentado pelo querido jornalista Jailson de Sá, editor chefe do site Acontecendo Aqui.