SEBRAE

Desafios

Atuar na sobrevivência de mais 6 milhões de MEIs, MEs e EPPs, na manutenção de renda dos empreendedores e do emprego de 3,5 milhões de trabalhadores.
Tudo isso somado à necessidade de migrar boa parte da operação para o ambiente digital.

Estratégias

A estratégia contemplou 3 pilares:

• Data science

• Bureau de CRM

• Sistema de automação de marketing

Com isso, alcançamos:

• Aumento da assertividade

• Redução do no-show

• Incremento da conversão

Diante disso, o Sebrae São Paulo acelerou o projeto de
DATA DRIVEN MARKETING.

data science estruturou as bases num robusto data lake que, combinadas com inteligência artificial e machine learning, permitiram o desenvolvimento do algoritmo de propensão com segmentações preditivas e de recomendação de cursos.  O bureau de CRM direcionou a inteligência de dados para priorização de estratégias acionáveis que impactaram os resultados de forma eficaz.
O sistema de automação de marketing deu escalabilidade ao projeto.

#1

A partir do momento em que um curso é digitado no sistema, o algoritmo de inteligência artificial seleciona o público que tem mais propensão de se inscrever e concluir o curso.

#2


Então, é acionada uma régua automatizada composta de 3 e-mails, SMS e envio dos leads para ação ativa.

#3

Assim que é feita a inscrição, a régua transacional entra em cena,  garantindo, por meio de e-mails e SMS, que o lead receba todas as informações e os lembretes necessários para participação no curso e certificação. 

#4


Por fim, para dar continuidade à jornada de aprendizado, recomendamos cursos complementares.

O e-mail é construído de forma 100% automatizada.

A personalização via inteligência artificial utiliza mais de 42 tabelas para inserir dados variáveis, como: nome, curso, data, horário, link de inscrição e de realização, sinopse do curso e assinatura do Escritório Regional.
Essa iniciativa reduz o esforço manual, traz agilidade para a oferta de soluções e aumenta a taxa de conversão ao OFERECER O PRODUTO CERTO PARA A PESSOA CERTA.

Empresas atendidas

AUMENTO DE

950

mil

Clientes atendidos no digital

AUMENTO DE

1.3

milhão

Recorrência

AUMENTO DE

2.8%

Novos clientes

AUMENTO DE

37.9%

Número de MES e EPPS

AUMENTO DE

18%